quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Ciêntistas desenvolvem robô com capacidade de expressar reações humanas!

Cena do filme Eu robô


Quem acha que são apenas japoneses, sul-coreanos e afins que fazem avanços significativos na área da robótica, está enganado. Uma equipe de cientistas europeus acaba de desenvolver um novo robô, com técnicas inéditas para fazê-los se comunicar, ter sensações e aprender coisas.

Como a Europa, hoje em dia, faz quase todos os trabalhos em conjunto, o projeto do robô não pertence a um único país, mas à União Europeia. Esta nova onda de robôs, com características humanas, começou com o ASIMO, da Honda, robô criado em 2000, aperfeiçoado em 2007 e mais uma vez em 2009.

O desafio para a mecatrônica, nos últimos anos, envolveu maneiras de se fazer um robô apresentar reações e emoções humanas, habilidades cognitivas e racionais. Até certo ponto, já se conseguiu essas façanhas, ao menos em parte, embora não haja meios, por enquanto, de fazer um robô evoluir emocionalmente sozinho.

A este novo desafio, dedicam-se os cientistas europeus. O projeto a que se dedicam, intitulado FEELIX (uma sigla que em inglês significa, grosso modo, “sentir, interagir e expressar”) tem como objetivo tornar os robôs mais próximos o possível a crianças humanas. Para isso, estão aprimorando nos robôs a capacidade aprender, reagir, expressar e se relacionar com os seres humanos.

Os novos robôs criados pelo projeto têm uma inédita capacidade de demonstrar humanidade. Expressam emoções diferentes, tais como medo, felicidade, orgulho e raiva. As reações se baseiam em suas interações com os seres humanos por si próprios, ou em resposta às tarefas atribuídas a eles. Por exemplo, se o ser humano não reage conforme o robô esperava, a máquina fica visivelmente agitada, mais ou menos como uma criança que não tem seu desejo atendido pelos pais.

É claro que, por enquanto, tudo ainda depende de como o robô é programado, não existe nenhuma reação espontânea. Mas algumas atitudes das máquinas os colocam realmente cada vez mais próximos de crianças. Qual será o próximo passo? [Daily Tech]

E você o que acha estamos cada vez nos encaminhando para uma tomada de poder do mundo pelas máquinas??
oO exagero pensar em uma possível realidade dos filmes de ficção??

Perguntas que ficam no ar!
Mas, enquanto pudermos controlar essas máquininhas está tudo suce ;D!

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...